Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA OS 121 ANOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA E A ADOÇÃO DA BANDEIRA NACIONAL

    Na tarde desta quinta-feira (18), realizou-se no Plenário da Assembleia Legislativa a sessão solene em homenagem aos 121 anos da Proclamação da República e a adoção da Bandeira Nacional.

    A solenidade, proposta pelo deputado Ney Leprevost (PP), contou com a presença do professor Ernani Costa Straube, presidente do Instituto Histórico Geográfico do Paraná (IHGPR) e do coronel Edison Rosa, representando o general da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, comandante Adhemar da Costa Machado Filho.

    Executado pela Banda de Música da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, regida pelo subtenente Luiz Narionardo Alves Cordeiro e acompanhada pelo Coral do Colégio Estadual do Paraná com o acompanhamento de Hermes Adriano Drechsel, os presentes cantaram o Hino à Proclamação da República.

    O deputado propositor da solenidade, Ney Leprevost enfatizou em seu discurso que a Proclamação da República marcou a transição de um Brasil agrário com a economia baseada na produção de bens primários à força do braço escravo para uma sociedade impulsionada pelo labor dos imigrantes. Com a República, celebramos também a bandeira Nacional de padrão republicano, que amanhã dia 19, completa 121 anos de adoção, a lembrar com sua força de símbolo maior da Nação brasileira, a identidade, as tradições, as crenças e os valores de nosso povo e nossa Pátria, disse Leprevost. Ao finalizar, o parlamentar cumprimentou todos estudantes que participaram do concurso e sublinhou a importância das Forças Armadas brasileiras na compreensão dos problemas sociais brasileiros, no atendimento das populações afetadas por calamidades, na demarcação de fronteiras e na guarda da Constituição Federal, garantindo a democracia em nosso país.

    Na sequência, alunas do Colégio Militar de Curitiba apresentaram as 12 bandeiras que fizeram parte da história brasileira antes da adoção oficial da atual bandeira, explicando uma a uma o significado das insígnias.

    O professor Ernani Costa Straube explicou sobre o concurso de redação ocorrido junto aos alunos da rede pública de ensino e do Colégio Militar de Curitiba. Foi estabelecido como tema da redação uma comparação entre as atitudes altruísticas de Dra. Zilda Arns (presidente da Pastoral da Criança), Luiz Carlos da Costa (vice-representante das Nações Unidas) e dezoito militares do Exército Brasileiro falecidos no terremoto do Haiti e os versos do hino à Bandeira Nacional.

    Os alunos vencedores receberam como premiações, diplomas de honra ao mérito para as melhores redações e prêmios para os autores das redações classificadas nos três primeiros lugares, que se fizeram acompanhar de suas orientadoras. Também foram entregues certificados conferidos pelo IHGPR a todos os colégios e escolas que participaram do concurso.

    PREMIADOS - Do ensino fundamental, os três primeiros alunos colocados foram: Sheila Diavão Garcez Silva (3º lugar) e as professoras Izabel Barbosa e Sandra Pelizzari; Marcelly Bárbara de Lacerda (2º); e Luana Luiza Góes Augusto (1º lugar) do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, acompanhadas pela professora Nilcéia Bueno de Oliveira.

    A seguir foram entregues os diplomas de Honra ao Mérito aos estudantes que obtiveram a melhor avaliação nas redações de ensino médio. Nesta categoria foram chamadas: Luana Beatriz Segalla e Silva (3º lugar) e os professores Suzana Morita, Ruth Rasoto e Éderson Swarra; Thajila Celestino de Oliveira (2º) e a professora Nilcéia Bueno de Oliveira e Bruno Assis Hatsbach (1º lugar) do Colégio Militar de Curitiba, acompanhado dos professores Armando Martins Filho e Joelma de Oliveira Alvarenga.

    Outras instituições que participaram do concurso - representadas pelos seus respectivos diretores - receberam certificados: Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEEBJA), Paulo Freire; Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto; Colégio Militar de Curitiba; Escola Estadual Arthur Ribeiro de Macedo e Escola Estadual Dom Pedro II.

    Finalizando a sessão solene foram lidas, pelos respectivos autores, as redações classificadas em 1º lugar do nível fundamental e do ensino médio. Seguiu-se um recital do Coral do Colégio Estadual do Paraná. E após, todos cantaram o hino à Bandeira Nacional.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sessao-solene-homenageia-os-121-anos-da-proclamacao-da-republica-e-a-adocao-da-bandeira-nacional/2472753

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)