Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROJETO DE LEI PROPÕE PROGRAMA DE DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO ESTADO NO PARANÁ

    Foi apresentado na tarde desta segunda-feira (12), na Assembleia legislativa do Paraná, projeto de lei do deputado Marcelo Rangel (PPS), sugerindo a criação do Programa de doação medicamentos no Estado do Paraná.

    O Programa Doe Seu Medicamento visa à captação de medicamentos e a promoção da sua distribuição através de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), unidades básicas de saúde e entidades assistenciais sem fins lucrativos, que sejam previamente cadastradas junto à secretaria de Estado da Saúde.

    O programa prevê a arrecadação junto à população de medicamentos armazenados e que não são mais utilizados, desde que estejam dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Os medicamentos com prazo de validade vencido também deverão ser coletados, separados e dado à destinação adequada.

    O programa também prevê a participação de pessoas físicas, clínicas e consultórios médicos que recebem amostras grátis de medicamentos através das indústrias e laboratórios farmacêuticos. O Poder Executivo fica responsável pela divulgação dos locais pré-determinados que irão coletar, armazenar e separar esses medicamentos por tipo e prazo de validade para posterior distribuição.

    Para Rangel, autor do projeto muitas pessoas utilizam apenas parte do medicamento prescrito pelo médico, e quase como regra o que sobra na embalagem é possível ser aproveitado. E acrescenta não são raras as vezes em que as pessoas tentam doar seus medicamentos para hospitais ou unidades de saúde sem sucesso.

    Pessoas carentes têm dificuldades para adquirirem medicamentos e isso está se tornando cada vez mais frequente. Em razão disso e do risco de uso inadequado dos remédios é que apresentamos este projeto, finaliza o parlamentar.

    Segundo o texto do documento, as entidades ou pessoas físicas cadastradas para receber medicamentos deverão apresentar no ato da solicitação da medicação a receita médica.

    O projeto segue para a Diretoria Legislativa (DL) que irá encaminhá-lo para as comissões da Casa que sejam pertinentes ao tema. Obrigatoriamente, e conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) todos os projetos de lei são analisados, já que é nela que a constitucionalidade e legalidade dos textos são avaliadas.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-propoe-programa-de-doacao-de-medicamentos-no-estado-no-parana/2278861

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)