Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turini quer desfibriladores e pessoal capacitado a operá-los em locais públicos

    O primeiro projeto de lei apresentado pelo deputado Tercílio Turini (PPS) na Assembleia Legislativa, que assumiu a cadeira ocupada pelo correligionário Cesar Silvestri Filho, eleito prefeito de Guarapuava, trata da obrigação de treinamento e capacitação de pessoal para prestar suporte básico de vida e sobre o uso de desfibriladores automáticos externos (DAE) nos estabelecimentos que deles dispõem ou vierem a dispor, ou seja, locais públicos ou privados de grande concentração e circulação de pessoas. Como tais são elencados aeroportos, terminais rodoviários e urbanos de transporte coletivo, shopping centers, hipermercados, estádios de futebol e ginásios com capacidade para mais de mil pessoas, casas de espetáculos, salas de conferência e centros de eventos e exposições, clubes sociais e esportivos ou academias de ginástica com capacidade ou circulação diária de mais de mil pessoas, instituições de ensino superior e estabelecimentos similares.

    De acordo com a proposta de Turini, para o uso correto dos desfibriladores automáticos todos os responsáveis pelos estabelecimentos públicos e privados que dispuserem do mecanismo deverão promover o treinamento de uma brigada de funcionários de diferentes turnos por meio de cursos com programas credenciados que sigam diretrizes internacionais aceitas para reanimação cardiovascular. O texto ainda dispõe que caberá ao Poder Executivo firmar os convênios necessários com instituições de saúde e órgãos públicos afins para viabilizar os treinamentos, bem como definir as formas de fiscalização e as sanções decorrentes do descumprimento da norma legal.

    O deputado, que é também médico, justifica sua proposta citando a estimativa de que a desfibrilação salve cerca de seis vezes mais vidas que o tratamento trombolítico, porém isto está condicionado à rápida aplicação ao paciente. Desta forma, verifica-se a extrema necessidade de disponibilização desses aparelhos em locais públicos e de fácil acesso, bem como a capacitação para o uso correto deste material em caso de emergência. E complementa que a assistência rápida, eficiente, segura e com conhecimento leva ao sucesso no atendimento, na restauração de vidas ou na diminuição de sequelas decorrentes da parada cardiorrespiratória.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turini-quer-desfibriladores-e-pessoal-capacitado-a-opera-los-em-locais-publicos/100335067

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)