Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Violência doméstica será tema de pronunciamento na Assembleia

    Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa da próxima segunda-feira (15), no horário do Grande Expediente, a coordenadora do Projeto RAABE, Alessandra da Silva Soares, falará sobre o movimento e a função social da Lei Maria da Penha. O pronunciamento acontece por proposição do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

    De acordo com o parlamentar, o Projeto RAABE pretende combater a violência doméstica através da realização de encontros mensais com palestras e orientações gratuitas de advogados, psicólogas e assistentes sociais, reunindo mulheres que foram vítimas de todo e qualquer tipo de violência. Este movimento começou nos Estados Unidos há cerca de dois anos, e já está organizado em cinco países.

    No Brasil existe em vários estados, apenas com mulheres voluntárias que realizam visitas e ouvindo o relato daquelas que já sofreram violência física ou psicológica, prestando todo tipo de assistência e incentivando a denúncia, que é recebida de forma anônima. A partir daí é feito o encaminhamento para órgãos competentes.

    Conscientização - O grupo, que usa como símbolo um lenço escarlate, realiza também a distribuição de panfletos nas ruas das cidades, alertando para a necessidade de denunciar os agressores. Assinalam ainda que a violência faz vítimas de todas as classes sociais, envolvendo brigas domésticas, uso de drogas e bebidas alcoólicas. Recentemente, durante um encontro com o deputado Pastor Edson, elas destacaram que mesmo com a Lei Maria da Penha, que prevê severas penas aos agressores, a cada 15 segundos uma brasileira é vítima de violência.

    Desde 1991, no Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, acontece uma ampla divulgação do trabalho do grupo. Segundo os organizadores do movimento, o projeto é chamado de RAABE devido à história relatada na Bíblia de uma jovem mulher que tinha esse nome, e que vivia como prostituta. Porém, ao ouvir falar do Deus, ela decidiu começar uma nova vida, largando todo o seu passado para seguir sua fé.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/violencia-domestica-sera-tema-de-pronunciamento-na-assembleia/100122276

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)