Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROIBIDAS LIGAÇÕES DE EMPRESAS DE TELEMARKETING FORA DO HORÁRIO COMERCIAL

    Foi aprovado nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei nº. 252/2010, de autoria de deputado Marcelo Rangel (PPS), que proíbe as empresas de telemarketing a efetuarem contatos telefônicos com clientes fora do horário comercial.

    Segundo justificativa do anteprojeto, a matéria abrange também as empresas de cobrança que utilizam esse tipo de serviço, bem como os demais estabelecimentos que efetuem suas atividades por meio de contatos telefônicos.

    Ainda conforme o projeto, o horário comercial disposto na lei compreende o período das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas aos sábados.

    O proponente do projeto ressalta que os consumidores já tiveram assegurados diversos direitos no que diz respeito à privacidade. O autor cita, como exemplo, a Lei nº. 16.135/09, proibindo as empresas de telemarketing de fazerem contato com àqueles clientes que pediram para terem seus dados cadastrais excluídos. O que ocorre é que a empresas de cobranças, bem como as de telemarketing ligam em horários inconvenientes, ultrapassando o limite da razoabilidade e expondo o consumidor a situações de desconforto, explica Rangel.

    O deputado também esclarece na justificativa do projeto, que a Constituição Federal assegura aos Estados o estabelecimento de medidas que visem à melhoria das relações de consumo.

    O projeto foi votado em primeira discussão na sessão ordinária, e em segunda discussão e redação final nas sessões extraordinárias que ocorreram na manhã de hoje. Na sequência, a matéria será encaminhada para o Poder Executivo para que seja sancionada ou vetada pelo governador do Estado.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15282
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proibidas-ligacoes-de-empresas-de-telemarketing-fora-do-horario-comercial/2511948

    Informações relacionadas

    Andre Antunes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Lei impõe horários para empresa cobrar por telefone no Estado de São Paulo

    Rafael Casaes, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Banco não pode reduzir limite do cartão de crédito sem aviso prévio

    Senado
    Notíciashá 6 anos

    Comissão aprova projeto que proíbe telemarketing abusivo

    Artigoshá 5 anos

    É permitido fazer cobrança aos sábados?

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 2 anos

    Petição Inicial - TJCE - Ação de Cumprimento Definitivo de Sentença c/c Pedido de Desarquivamento - Cumprimento de Sentença - contra Alex Sandro PAZ Forte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)