Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PROJETO PROÍBE EMPRESAS DE TELEMARKETING DE LIGAREM PARA CLIENTES FORA DO HORÁRIO COMERCIAL

    Um projeto de lei apresentado nessa terça-feira (1) na Assembleia Legislativa pretende proibir as empresas de telemarketing de entrarem em contato com clientes fora do horário comercial. A regra vale para todas as empresas que desenvolvem suas atividades por telefone, inclusive de cobrança.

    De autoria do deputado Marcelo Rangel (PPS), o projeto precisa inicialmente passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a constitucionalidade e legalidade das matérias que tramitam na Casa, e demais comissões permanentes ligadas ao tema. Se for aprovado pela CCJ, seguirá para votação dos deputados em Plenário, em pelo menos duas discussões, caso não receba nenhuma emenda modificativa.

    O projeto determina que as empresas poderão telefonar para os clientes apenas das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira; e das 8 às 13 horas, aos sábados.

    Marcelo Rangel diz que o projeto tem o objetivo de assegurar o direito do consumidor e protegê-lo de uma prestação de serviço realizado de forma inadequada. O deputado considera que o serviço de telemarketing vem obtendo melhorias que beneficiam o consumidor, como a Lei 16.135/2009 que criou o cadastro de bloqueio de ligações. Ocorre que as empresas de telemarketing, bem como as empresas de cobranças, utilizam-se desse serviço em horários inconvenientes, ultrapassando o limite da razoabilidade e expondo o consumidor a situações de extremo desconforto, diz.

    O projeto se baseia na Constituição Federal que assegura que é competência dos Estados o estabelecimento de medidas que visem à melhoria das condições de relação de consumo. O artigo 24, inciso III, garante que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações298
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-proibe-empresas-de-telemarketing-de-ligarem-para-clientes-fora-do-horario-comercial/2217183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)